Linha 10-Turquesa: CPTM fecha contrato para supervisão de obras do suprimento de energia

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou o extrato do contrato para a supervisão do projeto executivo da implantação do suprimento de energia para a Linha 10-Turquesa (Serviço 710).

O grupo vencedor da licitação foi o Consórcio SELD composto pelas empresas Tekhnites Consultores Associados Ltda, Copem Engenharia Ltda e LBR Engenharia e Consultoria Ltda. O contrato foi assinado em dezembro de 202 e terá duração de 24 meses com valor estimado em R$ 8,9 milhões.

Segundo o documento, a empresa tem como principal motivo o monitoramento dos projetos e obras que visam aumentar a capacidade energética do ramal. Devido a renovação da frota de trens e a diminuição do intervalo, há um aumento na demanda sobre o sistema de energia.

A empresa responsável deverá supervisionar as atividades dos seguintes pontos: reforma da Subestação Pari e da Subestação de São Caetano, bem como a implantação das Cabines Seccionadoras em Utinga, Capuava e Guapituba, além da implantação da Subestação Ribeirão Pires e da Linha de Distribuição (34,5kV) entre Mauá e a Estância.

Com isso, os investimentos de energia permitirão maior segurança ao sistema de tração e, consequentemente, aumento na oferta de trens no médio e longo prazo.