Após cassação, Volpi afirma que encerrou sua carreira política mas não sairá da vida pública

Na manhã desta quarta-feira (14), o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre a cassação do seu diploma, decidido de forma unânime pelo TSE nesta terça-feira (13). Agora, quem assume o cargo como prefeito interino é o vereador e presidente da Câmara, Guto Volpi (PL).

Durante a Coletiva, Volpi aproveitou para explicar sobre o processo que levou a sua cassação. Segundo o ex-prefeito, ele teria feito os contratos durante período eleitoral, apenas de pessoas ligadas a saúde e realizou as contratações, devido a um concurso realizado. “Eu sabia que no período eleitoral eu teria alguns problemas que a contratação desses funcionários poderiam me acarretar, mas achei que a gente provaria no Tribunal de Contas que isso teria sido extremamente necessário” alegou Volpi. O político afirmou que, no Ministério Público de Contas constava que não houve má fé do gestor público. No entanto, a decisão não poderia ter sido tomada devido ao período eleitoral. Contudo, Clovis afirmou que não irá recorrer da decisão e não será candidato a nenhum cargo eletivo, mas não sairá da vida pública.

Dessa forma, em 2012, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) reprovou suas contas, devido ao aumento de déficit orçamentário da administração, de R$ 29 milhões, cerca de 11,95% da previsão original. Além do acréscimo de despesa pessoal, seis meses antes do término do mandato, o que é proibido.

A ação, movida por Kiko Teixeira (PSDB) e Felipe Magalhães (PT), utilizou como argumento as contas rejeitadas, alegando que ele estaria inelegível e não poderia concorrer a última eleição. Volpi alega que no período da votação de suas contas, ele tentou apresentar sua defesa mas a reunião foi antecipada. Após, ele entrou com recurso para ter direito de defesa, e na segunda reunião aprovaram as contas. No entanto, o TSE levou em consideração a primeira decisão, o que levou a cassação de seu mandato.

Nesse sentido, Guto Volpi assumirá o cargo como prefeito interino, até a realização de novas eleições prevista para daqui 90 dias, e alegou durante a coletiva que dará continuidade aos projetos e obras iniciadas pelo ex-prefeito. Além disso, afirmou que não realizará mudanças no secretariado.