Câmara de RGS aprova Projeto que nomeia futura Rodoviária como “Benedicto Fumagalli”

Nesta quarta-feira (11), a Câmara de Rio Grande da Serra aprovou o Projeto de Lei que nomeia o futuro Terminal Municipal como “Benedicto Fumagalli”, pai do atual presidente do legislativo, Charles Fumagalli (PTB), e da vice-prefeita Penha Fumagalli (PTB), além de uma figura conhecida na região. O projeto tem como autores os vereadores Agnaldo de Almeida (PL) e Marcos Costa, o Tico (DEM).

No total, nove parlamentares votaram à favor do projeto. Já os vereadores Marcelo Akira (Podemos), Zé Carlos (Cidadania), Elias Policial (Podemos) e Roberto Bernado (Avante), votaram contra a decisão.

A aprovação do documento acaba sendo contrária ao Projeto de Lei protocolado pelo prefeito, Claudinho da Geladeira (PSDB), em 20 abril, que daria o nome de “Zumbi dos Palmares” a Rodoviária. O gestor municipal teria tomado a iniciativa após atender ao pedido do Movimento Negro de Rio Grande da Serra e ABC, em novembro do ano passado. O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Afrodescendente teria ratificado o pedido em fevereiro deste ano, durante a I Conferência Municipal de Igualdade Racial. Logo após a votação, moradores da cidade e integrantes do Movimento Negro se manifestaram contra a aprovação do projeto, alegando ser “uma grande injustiça”.

Em um dos trechos de justificativa, o projeto ressaltou a importância de homenagear as figuras que contribuíram para o desenvolvimento, divulgação e valorização do município, citando a relevância dos serviços prestados pelo Benedicto Fumagalli, atuando como motorista no transporte público municipal por 22 anos. Por fim, Charles Fumagalli agradeceu aos autores do projeto pela homenagem. Ele também agradeceu aos que votaram contraa proposta, alegando que “tem história na cidade”.