Na manhã desta segunda-feira (02), morreu o Padre Ricardo José Guesser, de 43 anos, em Santa Rosa no Paraguai, onde atuava como Pároco na Paróquia Santa Rosa de Lima. Ele era conhecido em Ribeirão Pires, por ter atuado na Paróquia São José. A Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos comunicou o falecimento através de suas redes sociais. Até o momento não divulgaram a causa da morte.
De acordo com as informações da publicação, Pe. Ricardo nasceu no dia 28 de julho de 1978, na cidade de Abdon Batista, Santa Catarina. Após realizar seus estudos, foi ordenado sacerdote na sua terra natal, em 2005. No mesmo ano, recebeu a nomeação como Diretor do Centro de Pastoral dos Migrantes, em Cuiabá, MT.
Já em 2006, ele foi transferido para o Peru, onde atuou como Animador Vocacional e Vigário Paroquial na Pároquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. De 2008 a 2010, atuou como colaborador na Missão Três Fronteiras, em Arica, no Chile. Ainda em 2010, retornou para o Brasil onde foi nomeado Vigário Paroquial na Paróquia Santo Antônio (Quitungo) no Rio de Janeiro. Em 2011 assumiu a função de Vigário Paroquial, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Vicente de Carvalho), no Guarujá – SP, e em 2013 acabou retornando para Cuiabá, dessa vez para a Paróquia Divino Espírito Santo, além de atuar como Superior Local na Comunidade Religiosa. No ano de 2016, ele assumiu o Centro de Animação Vocacional em Passo Fundo, RS.
Em 2019, Pe. Ricardo foi nomeado Pároco na Paróquia São José, em Ribeirão Pires. Logo após, em janeiro de 2022, ele foi empossado como Pároco na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa, Alto Paraná no Paraguai. Para os fieis, ele assumiu com maestria o lema dos missionários. Os munícipes de Ribeirão Pires lamentaram a morte nas redes sociais.
Ainda de acordo com a Congregação Scalabriniana, a Missa de corpo presente ocorreu nesta data, às 14h (horário de Assunção – 15h de Brasília) em Santa Rosa. Logo após, o corpo seguirá para sua cidade natal em Santa Catarina. Possivelmente nesta terça-feira (03), haverá Missa de corpo presente, seguida do sepultamento.
Por fim, o comunicado finaliza prestando condolências aos familiares.