Estação Capuava reabre nesta sexta-feira (15)

Após ficar três meses fechadas para obras de modernização e acessibilidade, a Estação Capuava na Linha 10-Turquesa será reaberta nesta sexta-feira (15). A reforma continuará sendo executada, mas os trens voltarão a realizar paradas na estação, localizada em Mauá.

Nesse sentido, o serviço Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), que oferece transporte aos passageiros em caso de interrupção e estava realizando o trajeto durante as obras da estação, funcionará até o fim da operação de quinta-feira (14).

As reformas incluem novos pisos nas plataformas, alertas de sinalização, além de um novo sistema de iluminação e CFTV, bem como sonorização e comunicação visual. Segundo as informações, durante as obras também finalizaram uma nova rede de coleta de águas pluviais proveniente das plataformas, e a execução de uma nova cobertura, assim como a instalação de toda a estrutura metálica das coberturas das plataformas e uma nova rede de combate a incêndio. Contudo, a entrega da estação com todas as reformas concluídas estão previstas até o final do segundo semestre deste ano.

Demais obras no local

Além disso, as obras de melhoria na Estação Capuava incluem: tratamento das estruturas metálicas das plataformas e de concreto; novo prédio de apoio com vestiários, sanitários, copa e depósitos de materiais; novo sanitário público; cabine de entrada de energia, grupo gerador e transformador; instalações elétricas de sistemas de baixa e média tensão; construção de rede coletora de águas pluviais e esgoto; bem como adaptação das áreas internas administrativas; instalação de 2 elevadores (lado sul e lado norte); execução de rota tátil direcional; novos bloqueios acessíveis; nova comunicação visual e por fim, adequação do entorno às normas de acessibilidade. A Estação Capuava retornará com totens de autoatendimento para a compra de bilhetes, seguindo o planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), que prevê o fechamento de todas as bilheteiras físicas (estações de trens e metrô).