NEXT Mobilidade assume lugar de EAOSA e Viação Ribeirão Pires na região

A empresa EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) deixou de operar neste domingo (20), as linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no Grande ABC, e a Viação Ribeirão Pires. A NEXT mobilidade (ABC Sistema) passará a operar os serviços. As informações são do Diário Do Transporte.

Ambas empresas eram permissionárias de 14 linhas entre Paranapiacaba (Santo André), Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. De acordo com a EMTU, a NEXT mobilidade utilizará ônibus mais novos para realizar as operações. Nesse sentido, muitos veículos comprados zero quilômetro que possuem itens como acessibilidade, ar-condicionado, tomadas USB – para carregar baterias de aparelhos eletrônicos – e vidros colados.

Contudo, a Next Mobilidade atende atualmente 78 das 97 linhas na região. Entre elas, a empresa atende serviços que eram prestados pelas operadoras ABC, Expresso SBC, Mobibrasil, Publix, Transbus, TCPN, – Transportes Coletivos Parque das Nações. Bem como as companhias do Grupo Baltazar que entrou em falência: Auto Viação Triângulo, Empresa Urbana Santo André, Viação Imigrantes, Viação São Camilo e Viação Riacho Grande. Em outros 15 serviços, a operação neste momento continua de responsabilidade das empresas Tucuruvi/Vipe e Rigras/Suzantur.

Mudanças nas linhas

EAOSA

158 Mauá (Jardim Zaíra)/ São Paulo (Terminal Sacomã)

158BI1 Mauá (Jardim Zaíra)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)

160 Mauá (Jardim Adelina)/ São Paulo (Terminal Sacomã)

160EX1 Mauá (Jardim Itapeva)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)

382 Mauá (Bairro Feital)/ São Caetano do Sul ( Bairro Santo Antônio)

382EX1 Mauá (Jardim Itapeva)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)

403 Mauá (Vila Nova Mauá)/ São Caetano do Sul (Santo Antônio)

RIBEIRÃO PIRES:

040 Santo André (Paranapiacaba)/ Santo André (Terminal Urbano de Prefeito Saladino)

040EX1 Santo André (Parque Andreense)/Santo André (Terminal Urbano de Prefeito Saladino)

063 Ribeirão Pires (Ouro Fino Paulista)/ São Paulo (Terminal Sacomã)

063EX1 Rio Grande da Serra (Santa Tereza)/ São Paulo (Terminal Sacomã)

064 Mauá (Jardim Guapituba)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)

177 Ribeirão Pires (Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires)/Santo André (Terminal Metropolitano Santo André-Leste)

424 Rio Grande da Serra (Centro)/ Santo André (Paranapiacaba)

As linhas mudam de trajeto?

Não, os itinerários continuam os mesmos.

As linhas mudam de numeração?

Não, a numeração das linhas e a descrição nos letreiros permanecem as mesmas.

As tarifas mudam?

Não, as tarifas não sofrem alterações e o pagamento é da mesma forma: cartão do transporte (atualmente o BOM) ou dinheiro

Quais as empresas que saem?

EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) e Viação Ribeirão Pires.

Os ônibus mudam?

Sim. Serão colocados ônibus mais novos, inclusive modelos com ar-condicionado, tomadas USB para carregar celulares, vidros colados e acessibilidade. Não será aproveitado nenhum ônibus das duas empresas.

As pinturas mudam?

Não

Os prefixos dos ônibus mudam?

Sim, passarão a ser iniciados com a numeração 8X.XXX

O que é NEXT Mobilidade?

A NEXT Mobilidade é a marca da ABC Sistema, uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada para a reformulação do sistema de transportes metropolitanos (linhas intermunicipais da EMTU) no ABC Paulista determinada pelos decretos 65.574 e 65.575 do Governo do Estado de São Paulo. Esta reformulação inclui: – Construção de um BRT (Bus Rapid Transit) – corredor de ônibus rápidos elétricos entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo (Terminais Tamanduateí e Sacomã); – Reforma e modernização do Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin) de ônibus e trólebus; modernização e reorganização das 97 linhas que integravam a extinta Área 5 da EMTU (correspondente ao ABC Paulista), com a modernização de frota e adequações em itinerários e horários.