Ribeirão Pires entrega matrículas e finaliza regularização do Jardim Petropolis

A prefeitura de Ribeirão Pires entregou na manhã deste domingo, dia 06, as matrículas de posse dos moradores do Jardim Petropolis, em evento realizado no gabinete do Prefeito Clovis Volpi. O bairro é o primeiro da Estância a ser contemplado pelo programa estadual “Cidade Legal”, que já entregou mais de 14 mil títulos desde 2019, sendo o maior programa do tipo em todo o mundo. 

Marcaram presença na ação o prefeito Clovis Volpi, o secretário executivo de Habitação do Estado Fernando Marangoni, a primeira dama da Estância e presidente do Fundo Social Lígia Volpi, a Secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo, o Subsecretário Gerson dos Santos Goulart, o chefe de gabinete Samuel Boss, além de vereadores e autoridades municipais. 

“Regularizar imóveis é um processo difícil e duro, ainda mais nesses casos onde os imóveis foram adquiridos pelas próprias pessoas em um loteamento em que o proprietário, dividiu de forma irregular, porém o Estado de São Paulo juntamente com prefeitura para conquistar essa escritura que vocês (moradores do jd. Petropolis) lutam a tanto tempo”, disse o prefeito. 

A secretária falou sobre a importância da regularização fundiária para a vida desses moradores. “A regularização fundiária é um instrumento hábil para efetivar o direito à moradia, segurança jurídica, o acesso a financiamento bancário do imóvel, além de contribuir para o meio ambiente ecologicamente equilibrado”, declarou. 

Moradores da vila há muitos anos, Nilson Carlos Duarte e Solange Cristina Teixeira, não esconderam a satisfação ao receber esse título de posse em suas mãos depois de anos na luta por essa conquista. “A nossa alegria é muito grande, já fazem mais de 20 anos que esperamos por esse momento. Vamos fazer uma festa hoje e reunir a família para comemorar”, disseram. 

Programa “A Casa É Minha” – Além do programa estadual “Cidade Legal”, a prefeitura de Ribeirão Pires possui o programa “A Casa É Minha”, que já foi responsável pela regularização de mais de 200 títulos de posse desde 2021, quando a ação, que já é a maior da história da Estância, foi criada.