Bolsa Trabalho abre 100 vagas de emprego na Estância

O programa Bolsa Trabalho, integrado ao Bolsa do Povo, abriu 520 vagas de emprego e cursos de qualificação profissional no Grande ABC. Os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terão ao todo 160 vagas disponibilizadas.

Nesse sentido, os interessados deverão realizar as inscrições através do site www.bolsadopovo.sp.gov.br até a próxima segunda-feira (07). Os inscritos deverão cumprir alguns requisitos como:morar no Estado de S. Paulo; estar desempregado; ser maior de 18 anos, bem como ter renda familiar de até R$ 606 por pessoa. As inscrições de mulheres terão prioridade.

Benefícios e cursos

Dessa forma, os aprovados terão aulas na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e receberão um benefício de R$ 540 por mês para exercerem atividades de trabalho em órgãos públicos e municipais. A carga horária é de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, recebendo a bolsa por até cinco meses consecutivos. Além disso, poderão realizar o curso de qualificação e apoio à empregabilidade dos PAT’s (Postos de Atendimento ao Trabalhador) de cada município participante.

Cada município será contemplado com uma quantidade de vagas. Em Mauá serão 160, Ribeirão Pires 100 e em Diadema 20 vagas. Já Rio Grande da Serra, Santo André, S. Bernardo do Campo e S. Caetano do Sul disponibilizarão 60 oportunidades. Os selecionados devem escolher dentre os seis cursos oferecidos: auxilar de controle de produção e estoque; gestão administrativa; gestão de pessoas; organização de eventos; rotinas e serviços administrativos, bem como secretário e recepção. Os cursos serão on-line, com duração de 80 horas e certificado.

Por fim, as distribuição inicial das vagas para cada cidade levou em consideração índices populacional, de desenvolvimento e vulnerabilidade social. Contudo, caso o número de inscritos seja maior que o de vagas, as mulheres chefes de família serão priorizadas. Também irão avaliar tempo de desemprego e se o candidato é maior de idade.