Atraso no atendimento gera desentendimento e confusão na UPA

A demora no atendimento na UPA Santa Luzia acabou gerando desentendimento entre funcionários do local com pacientes na tarde deste domingo (2).

De acordo com informações de testemunhas do incidente, foi iniciada uma discussão entre funcionários do atendimento e um paciente que reclamava do alto tempo de espera para atendimento no local. A segurança da unidade de saúde foi acionada, e após a confusão se estender com outros usuários da unidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) também foi enviada até o local.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver um dos momentos da confusão, enquanto membros da GCM tentam apaziguar os ânimos. Diversos munícipes e um dos guardas não usavam máscara de proteção, ítem obrigatório por decreto municipal e estadual em locais públicos. Dois dos homens chegam a trocar empurrões com os guardas. No entanto, no vídeo não é possível ver quem iniciou os empurrões e não se ve nenhuma ação truculenta ou agressiva por parte dos guardas.

Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e disse que “trabalha para humanizar cada vez mais o atendimento aos usuários de saúde”. Já sobre o tempo de atendimento, informou que a unidade do município, “a exemplo de outras cidades do Grande ABC, sofre com um surto de síndrome gripal, aumentando o tempo de espera para atendimento dos pacientes na rede pública e particular. Somente na última semana, por exemplo, foi registrado um aumento de 140% no atendimento relacionado a casos de gripe na cidade”, finalizou.