Leandro Tetinha: o vereador do calendário oficial

No último mês, iniciamos a série de reportagens sobre os vereadores da cidade. Ao todo serão 17 reportagens mostrando o trabalho dos parlamentares municipais. Nos textos, nossos jornalistas também darão a opinião sobre o trabalho de cada legislador. Toda terça e quinta, sairá uma matéria nova. Na última reportagem, o vereador da vez foi Lau Almeida.

O parlamentar de hoje é o vereador Leandro Souza, mais conhecido como Leandro Tetinha (PTB). Leandro está em seu primeiro mandato, e ao que tudo indica, é mais um vereador que se elegeu por ser popular na região, e realizar algumas ações em bairros, como capinação ou mudar nomes de praças e ruas, o que já estamos cansados de ver, pois vereadore para isso, já mostramos que não faltam.

No entanto, buscando informações sobre o parlamentar, percebemos que ele mantém uma boa comunicação com os munícipes, e já solucionou questões de populares, como por exemplo, falta de iluminação em um determinado bairro, ou pequenos reparos. Entendemos que para muitos, estes atos são de grande importância, já que o vereador acaba sendo uma ligação entre o munícipe e o Poder Executivo, mas para um vereador, ainda falta muita atitude além destas. Em uma cidade como Ribeirão Pires, esses serviços são o mínimo e mesmo assim, o vereador não deve jamais se limitar a tanto.

A equipe do parlamentar enviou projetos de lei, e sinceramente, percebemos que estamos diante de um vereador perdido em sua função, e que o principal objetivo é alterar nomes de praças, ruas e incluir datas comemorativas no calendário oficial do Município, podendo ser considerado “o vereador Calendário”. Até o momento, ele apresentou quatro projetos de lei, dois com o intuito de alterar os nomes das praças Vera Lucia Cavalcante Villaverde, no Jardim Guanabara, e a Cícero Cesar Carvalho, no bairro Parque Aliança. Fora os dois projetos para incluir no calendário oficial o dia do ‘Líder Comunitário’ e a campanha ‘Junho Laranja’, que é a mais interessante, pois busca a conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento de leucemia e anemia. Contudo, nenhum plano real de como vai realizar a conscientização, sendo apenas uma data no calendário da cidade.

Apesar das suas ações conjuntas com a comunidade, buscando melhorar determinadas questões, esperamos com essa série de reportagens que os vereadores comecem a analisar melhor seus projetos e propostas, além de tentar entender de fato, as funções de um vereador, ainda mais em uma cidade consideravelmente pequena. O básico precisa ser feito, com certeza, mas o cargo vai além do básico. E aos munícipes, que comecem a por na balança se o pouco não está custando caro.