Koiti Takaki: mais um vereador com experiência que está totalmente perdido

Há alguns dias, iniciamos a série de reportagens sobre os vereadores da cidade. Ao todo serão 17 reportagens mostrando o trabalho dos parlamentares municipais. Nos textos, nossos jornalistas também darão a opinião sobre o trabalho de cada legislador. Toda terça e quinta, sairá uma matéria nova. Na última reportagem, o vereador da vez foi José Nelson da Paixão (Paixão).

O nono parlamentar da lista é o vereador Koiti Takaki (PSDB), também conhecido como Koiti da Marutaka. O parlamentar, que está em seu segundo mandato, e atuou como vereador entre 2008 e 2012. Bem como foi Secretário de Saúde e fez parte da Secretaria de Governo durante a gestão do prefeito Saulo Benevides (Avante). Durante a gestão de Kiko Teixeira (PSDB), Koiti também assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino. Em 2016, ele chegou a se candidatar novamente como vereador, mas acabou perdendo as eleições.

No entanto, durante suas passagens, o nome de Takaki foi citado em algumas polêmicas, como por exemplo, quando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), encontrou irregularidades no convênio entre a Prefeitura e a Fundação ABC. Uma parceria feita para prestação de serviços na área da saúde, quando ele era Secretário da pasta. Além disso, ele também esteve presente em uma denúncia no mesmo ano (2016), feita por um ex-funcionário da prefeitura que alegava ter sido enganado durante sua contratação. O caso se agravou depois do homem ter sofrido um acidente durante sua prestação de serviços. Na época, a Prefeitura negou o ocorrido.

Com relação aos seus projetos de lei, percebemos mais um vereador que parece estar perdido. No caso, mais um com uma certa “experiência”, mas até o momento não apresentou grandes ideias. A única lei que ele criou, e que foi aprovada, é a de n° 6618, que dispõe sobre ruídos urbanos, proteção do bem estar e do sossego público. Ou seja, que proíbe perturbar o sossego e bem estar dos munícipes com sons, ruídos e vibrações, que possam causar incomodo. Uma lei muito interessante e que contribui de alguma forma para o município, devemos admitir. Contudo, é a única apresentada pelo parlamentar. Com tantos anos na política, passando por gestões e cargos diferentes, será que ele não tem nada a acrescentar? Esperávamos dos vereadores avaliados uma postura melhor, ou algumas pautas mais animadoras, porém, já estamos no final do ano e até o momento, não percebemos nada demais além de alguns projetos de lei e indicações, sugerindo capinação e limpeza disso, melhoras naquilo, mas ainda percebemos reclamações dos moradores, além de ver a cidade sempre do mesmo modo.