Esta semana, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou o Programa Acolhe – Grande ABC. O projeto é uma parceria com a iniciativa privada, com objetivo de acolher temporariamente mulheres e meninas em situação de violência doméstica nas sete cidades. Além disso, filhos menores de 18 anos poderão ser recebidos pelo programa.
O Instituto Avon e a rede de hotéis Anccor são responsáveis pelo Fundo de Investimento Social pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas. Dessa maneira, o financiamento do programa irá partir do fundo. O convênio com o Grande ABC é a primeira parceria da iniciativa com o poder público.
A princípio, o objetivo é reduzir os impactos da violência contra as mulheres. Principalmente apoiando serviços de abrigo e proteção, bem como oferecer suporte e recolocação profissional para as vítimas. Outra organização que apoia a causa é o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes).
Segundo informações, o Programa Acolhe atua como uma casa de passagem, ou seja, se destina a atender por até 15 dias mulheres em situação de violência doméstica. Isso nos casos em que não há necessidade de encaminhamento ao Programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio ABC.
As portas de entrada são os centros de referência municipais, que realizam o atendimento às mulheres em situação de violência. A vítima passará por uma triagem inicial e avaliação do município. Desse modo, se não houver risco iminente de morte, a equipe da prefeitura realizará contato com a equipe do Programa Acolhe, que fará a avaliação do caso. Após, as mulheres e meninas receberão hospedagem e alimentação em hotéis da rede Accor no Grande ABC, assim como a acomodação no mesmo quarto de seus filhos menores de 18 anos.
Ribeirão Pires busca maior integração de serviços de combate à violência contra a mulher
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), está intensificando a unificação de serviços de combate à violência contra a mulher. Nesta semana, foi realizada mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Mulheres. Por fim, a reunião contou com representantes de diversas frentes.


