Rato Teixeira: O vereador que vive à sombra do tio

Há alguns dias, iniciamos a série de reportagens sobre os vereadores da cidade. Ao todo serão 17 reportagens mostrando o trabalho dos parlamentares municipais. Nos textos, nossos jornalistas também darão a opinião sobre o trabalho de cada legislador. Toda terça e quinta, sairá uma matéria nova. Na última quinta-feira (30), o vereador da vez foi Anderson Benevides.

O quinto parlamentar da lista é o vereador Archeson Teixeira, o Rato (PTB). Ele é principalmente conhecido por ser sobrinho do ex-prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSDB). Rato teve um mandato anterior, entre 2017 e 2020, onde atuou como vereador e em 2018, foi eleito presidente da Câmara Municipal.

Analisando seu último mandato, percebemos que o vereador sempre foi bem atuante no município, apresentando diversas propostas. Já como presidente da Câmara, ele acabou enfrentando algumas questões. Uma deles, foi relacionada a CPI da Saúde no município, para investigar a Santa Casa de Birigui, empresa que estava na mira do Ministério Público, por estar envolvida em fraudes e desvios bilionários. Na época, Rato barrou a tramitação do processo. Além disso, também autorizou e participou de uma convenção municipal, realizada pelo partido do tio, Kiko Teixeira, na Câmara Municipal da cidade no auge da pandemia. O evento foi marcado por aglomeração e desrespeito às regras sanitárias, e gerou revolta nos vereadores, que pediam pelo retorno das sessões presenciais, que eram negadas usando justamente o argumento de que não poderia haver aglomerações. Quer dizer, pro tio pode, mas quando é transparência para a população, não.

Levando em consideração esses pontos, percebemos que Rato deixou à desejar. Apesar de ser um parlamentar atuante, tivemos a impressão de que ele estava sempre na sombra de seu tio, seguindo as ordens e deixando sua própria voz de lado. No entanto, atualmente, percebemos que Archeson tem mudado sua postura depois que o tio foi para o “exílio político”, e acabou florescendo. Parece que com a morte política de Kiko na cidade, ele se sentiu mais a vontade para elaborar e apresentar seus projetos, que em sua maioria estão sendo muito positivos para o município.

Dentre seus diversos Projetos de Lei, alguns chamam a atenção, pois envolvem a causa animal. Rato não se elegeu com discursos pautados na área, e mesmo assim apresentou pautas para combater o crime de maus-tratos, incentivando que estabelecimentos veterinários denunciem os casos, e que agressores arquem com as despesas, além da obrigatoriedade da prestação de socorro em casos de animais atropelados. Ponto positivo para o vereador, pois era algo esperado de outro parlamentar que se elegeu por conta da pauta animal, mas até o momento não teve nenhuma atuação real. Rato também criou a Lei 6578/2021, que proíbe a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzem estampido.

Além destes projetos, Rato também criou pautas que tratam de assuntos diversos, voltados tanto para população, quanto para o município. No entanto, ele ainda enfrenta problemas quando o tio tenta intervir na política local, já que deve fidelidade ao parente. Será que Rato vai continuar florescendo ou vai ter o mesmo destino do tio?

Alessandro Dias
Alex Aparecido (Sapão)
Amanda Nabeshima
Anderson Benevides
Archeson Teixeira (Rato)
07/10 – Diogo Manera
12/10 – Edmar Oldani (aerocar)
14/10 – José Nelson da Paixão
19/10 – Koiti Takaki
21/10 – Lau Almeida
26/10 – Leandro Tetinha
28/10 – Luiz Gustavo Volpi (Guto Volpi)
02/11 – Marcia Coletiva de Mulheres
04/11 – Professor Paulo Cesar
09/11 – Sandro Campos
11/11 – Sargento Alan
16/11 – Valdir Nunes