Governo libera verba para reformar terminal turístico de Ribeirão Pires

Nesta segunda-feira (4), foi divulgado que o Governo Federal liberou aviso prévio à transferência de verba para reformar o terminal rodoviário turístico de Ribeirão Pires. De acordo com informações, o projeto está incluído na lista de futuros repasses.

A princípio, serão transferidos R$ 2,8 milhões para reforma interna e externa da estação. O repasse será feito pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), vinculado à Secretaria de Turismo.

Desde que foi inaugurado em 2009, o terminal turístico rodoviário não passou por nenhuma manutenção. Ele foi construído durante o segundo mandato do prefeito Clovis Volpi (PL). Nesse sentido, a administração atual de Volpi ficará responsável por reformular o projeto arquitetônico.

Ainda mais, Volpi revelou que o recurso financeiro foi uma das reivindicações da gestão atual ao Governo do Estado. O objetivo é que a recuperação do terminal beneficie munícipes e empresas que fazem uso do local.

Entre as intervenções necessárias, a maioria estão relacionadas a infraestrutura. O terminal encontra-se em falta de bilheterias, catracas, banheiros e área de vivência, bem como área comercial nos corredores. Além disso, é necessário separar os corredores municipais dos intermunicipais, construir um bicicletário e, da mesma forma, fazer manutenção hidráulica e elétrica. Por fim, estão previstas também a construção de um novo sistema de iluminação e uma série de intervenções tecnológicas para os usuários.

Histórico

Anteriormente, havia sido liberada uma verba para a Estância durante a gestão do ex-prefeito Saulo Saulo Benevides (ex-MDB, hoje Avante). No entanto, o repasse era direcionado ao projeto do teleférico, o que nunca saiu do papel e ainda foi interrompido no mandado do ex-prefeito Kiko Teixeira (PSDB).