Bilheterias do Metrô e da CPTM serão fechadas até o final do ano

Nesta segunda-feira (04), o governo do Estado anunciou que fechará as bilheterias tradicionais do Metrô e da CPTM. O plano iniciará no dia 08 de outubro. A expectativa é que nenhuma estação possua os pontos de venda até o final deste ano.

De acordo com o comunicado, a medida começará nas estações Belém, Linha 3 – Vermelha do Metrô, e Granja Julieta na Linha 9 – Esmeralda da CPTM. Ainda não divulgaram o calendário para as demais estações. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), com a atitude serão economizados R$ 100 milhões por ano. Além disso, os funcionários das bilheterias da CPTM e do Metrô realizarão outras tarefas.

Nesse sentido, os passageiros que não tem o Bilhete Único ou o Cartão Bom, precisarão realizar a compra dos bilhetes através de um aplicativo (TOP); WhatsApp (11 3888-2200) com pagamento via pix; máquinas de autoatendimento dentro das estações (somente com cartão de débito), ou em estabelecimentos comerciais entorno das estações.

No entanto, o Sindicato dos Metroviários de S. Paulo afirmou ser contra a decisão, alegando que a situação irá prejudicar os usuários, que já encontram dificuldades desde que houve uma redução de atendimento nas bilheterias. Para o diretor do Sindicato, Wagner Fajardo, a medida servirá para favorecer economicamente a empresa que controla o QR Code.

Cronograma previsto

De acordo com as informações de um release da STM, o cronograma de desativação das bilheterias seria:

  • Primeira etapa (04 a 07/10): comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias na estações Belém (Linha 3 – Vermelha) do Metrô, e Granja Julieta (Linha 9 – Esmeralda) da CPTM.
  • Segunda etapa (08 a 14/10): fechamento parcial das bilheterias em horários de pico (06 às 10h e 16h às 20h).
  • Terceira Etapa (a partir do dia 15/10): encerramento total das atividades nas bilheterias.