Justiça anula afastamento de Claudinho da Geladeira

O juiz Alexandre Chiochetti Ferrari da vara única de Rio Grande da Serra, suspendeu o decreto da Câmara de Vereadores da cidade que afastava por 90 dias do cargo o prefeito municipal, Cláudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira (PSDB).

A decisão suspendeu o decreto, e diz que, apesar de ser competência do Legislativo apurar crimes de responsabilidade do prefeito, não há base legal para o afastamento cautelar.

O prefeito é investigado em dois processos distintos, sendo um relacionado à CPI Fura-Fila da Vacinação e outro movido por um morador da cidade. Uma das denúncias é de que uma servidora da secretaria de obras foi vacinada logo no começo da campanha de vacinação, quando apenas profissionais da saúde poderiam ser vacinados.

A decisão da Câmara foi aprovada na quarta-feira (15) e a vice-prefeita, Penha Fumagalli, assumiu o cargo interinamente nesta quinta-feira (16).

O afastamento foi aprovado sob argumento que o político poderia atrapalhar o curso das investigações pela Câmara. Claudinho permanece no poder, mas ainda não se livrou da possibilidade de ser cassado definitivamente em um possível processo de impeachment.