Câmara de Ribeirão Pires adere ao Setembro Amarelo

Publicidade

A Câmara de Ribeirão Pires aderiu ao Setembro Amarelo, campanha que promove a conscientização e prevenção do suicídio. Durante todo o mês, ações de esclarecimento sobre o assunto serão levadas aos servidores municipais, para contribuir em orientação e diminuição dos casos de suicídio. Para alertar a população sobre a importância de debater o tema, a sede legislativa instalou luzes na cor da campanha.

Durante muito tempo, saúde mental e suicídio foram pautas pouco discutidas, mas nos últimos anos o tema ganhou destaques nas mídias sociais. A medida adotada pela câmara busca trazer maior visibilidade a ação.

Em 2020, os vereadores de Ribeirão Pires aprovaram um projeto de lei instituindo o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção de Direito ao Acesso à Saúde Mental Entre Jovens e Adolescentes, que está sendo implantado neste ano pela prefeitura da cidade.

O objetivo do programa é ampliar a conscientização sobre a temática, capacitando cidadãos a identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes e, dessa maneira, garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros que possam levar ao suicídio

As iniciativas envolvem palestras, discussões, exposição informativa sobre os serviços e contatos do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), informações sobre a forma de atendimento nos serviços de saúde e, além de formação, o fortalecimento de Grupos de Apoio Psicossocial Adulto e Infantil.

Centro de Valorização da Vida

O CVV (Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio. Eles atendem de forma voluntária, gratuita e sigilosa, todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os atendimentos acontecem 24 horas, todos os dias, através do telefone 188, e pelo chat ou e-mail disponíveis em www.cvv.org.br.

Linha de Prevenção ao Suicídio: 0800-283-8255