Rua em homenagem ao Padre José Raschele será inaugurada neste sábado

Neste sábado (07), a rua São Francisco, no Jardim São Francisco, será renomeada e inaugurada em reverência ao padre José Raschele, que faleceu em julho de 2020 em decorrência da Covid-19. Anteriormente, a inauguração estava prevista para o último sábado (31), mas precisou ser adiada devido ao mau tempo.

Devido aos 53 anos dedicados a evangelização, a igreja católica e aos cuidados com os fiéis, José Raschele tornou-se símbolo de fé no Município. Nesse sentido, para manter o legado de suas ações, membros da entidade religiosa promoveram um abaixo assinado online em agosto do ano passado, solicitando que a Prefeitura concedesse a mudança de placa da rua São Francisco para rua Pe. José Raschele. No passado, o padre acolheu neste local a comunidade da Capela de São Francisco, celebrando missas e conquistando admiradores.

No entanto, a solicitação virou um Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Dessa forma, os órgãos municipais responsáveis realizarão a mudança dos dados de sistema e placas da via. A cerimônia de inauguração ocorrerá às 10h.

História

Padre José Raschele filho de serralheiro e de uma cozinheira, nasceu em 1923 na cidade de Merano, que pertence à província de Bolzano, na Itália. Ele viveu com mais duas irmãs e atuou na Segunda Guerra Mundial por três anos. Aos 18 anos, decidiu se tornar padre.

Raschele atuou como pároco pela Suíça, Alemanha, Itália, Argentina e Brasil. Em 1965, chegou na região do Grande ABC, e em 1967, começou a residir em Ribeirão Pires, e assumiu a Paróquia de Sant’Anna, onde permaneceu por 43 anos.

Além disso, ele construiu algumas igrejas com ajuda dos paroquianos, como por exemplo, a Capela de Santa Rita, Santa Luzia e Sagrado Coração de Jesus. Bem como uma no bairro Quarta Divisão, em Ouro Fino e no Barro Branco.

Contudo, em setembro de 2010 Raschele deixou a Paróquia Sant’Anna – onde de acordo com ele, realizou mais de 34 mil batizados, 3 mil casamentos além de mais de 14 mil enterros. No mesmo ano, passou a celebrar missas na Capela São Francisco, localizada no Jardim São Francisco, onde permaneceu durante dois anos. De 2015 a 2020, o padre passou a celebrar missas em sua casa, e em capelas do município.

Em 31 de julho de 2020, após ficar 25 dias internado, o padre José Raschele faleceu devido a complicações em seu quadro clínico, causadas pela Covid-19.