Governo antecipa vacinação de adultos e amplia funcionamento de atividades econômicas

Nesta quarta-feira (28), o governador de S. Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a antecipação no calendário de vacinação contra a Covid-19. Agora, a previsão para que pessoas com 18 anos ou mais estejam vacinadas com a primeira dose está para o dia 16 de agosto. Anteriormente, a data para a conclusão estava para o dia 20 do mesmo mês.

Nesse sentido, a imunização de adolescentes na faixa de 12 a 17 anos, que estava previsto para ser concluída no dia 23 de agosto, também sofreu antecipação. Agora, a data prevista é para o dia 18, iniciando por jovens com comorbidades.

De acordo com Doria, a antecipação do calendário só será possível, devido à compra de 4 milhões de doses adicionais da Coronavac – vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. O governador também informou que as doses já chegaram ao Estado, e foram entregues aos Programa Estadual de Imunização (PEI).

Funcionamento de atividades econômicas

Durante a coletiva de imprensa, o governador anunciou também a ampliação da capacidade de público presencial, e do horário de funcionamento dos comércios e serviços não essenciais. Os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 00h, com ocupação de até 80%. A medida iniciará a partir do próximo domingo (01).

Nesse sentido, as novas regras da fase de transição irão valer do dia 1 a 16 de agosto. O horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 00h. Do mesmo modo, a capacidade permitida nos estabelecimentos, passa de 60% para 80%. O governador também confirmou o fim do toque de recolher durante as madrugadas.

Além disso, acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. No entanto, todas as atividades econômicas devem obedecer os protocolos de segurança sanitária, previstos no Plano SP. Uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito dos protocolos de higiene também estão mantidos.

Caso a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem de forma positiva, o Governo do Estado planeja avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura, a partir de 17 de agosto.