Ferroviários suspendem greve após CPTM aceitar propostas trabalhistas

Os ferroviários decidiram encerrar a greve, que paralisou integralmente ou parcialmente quatro linhas nesta quinta-feira (15). Uma das linhas afetadas foi a 10-Turquesa, que atende Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e as demais cidades do ABC. Nesse sentido, as operações retornarão aos poucos, no decorrer da noite.

A decisão ocorreu após a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Governo do Estado aceitarem a proposta dos trabalhadores, durante assembleia. De acordo com as entidades sindicais, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, também aceitou atender as propostas trabalhistas da categoria.

Segundo os sindicatos que representam a categoria, as paralisações ocorreram após a companhia encerrar as negociações sobre o pagamento da PPR (Programa de Participação nos Resultados), referente ao ano de 2020 que não teria sido pago desde março deste ano. Além disso, o TRT propôs que a CPTM repusesse o salário em 6,22%, mas a empresa não aceitou.

Nesse sentido, os trabalhadores ferroviários fizeram as seguintes propostas para o encerramento da greve: 50% do PPR 2020, com pagamento para o dia 10 de agosto, e o restante da parcela (com acréscimo da multa contratual), para 10 de janeiro. Bem como não recorrer ao TST das decisões dos Dissídios Econômicos 2020 e 2021.