Ribeirão aplicou vacina contra Covid-19 vencida

A Prefeitura de Ribeirão Pires aplicou doses da vacina Astrazeneca vencidas. Os dados são de registros oficiais do Ministério da Saúde, divulgados pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2).

Segundo informações, são 139.911 doses vencidas da vacina. Destas, 126 mil foram aplicadas nos postos de saúde de todo o país em são ao menos oito lotes com vacinas vencidas. O munícipe pode conferir o lote na carteirinha de vacinação, e se tiver tomado vacina do lote vencido, deve se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a vacina fora da validade, pois a vacina vencida não tem efetividade na imunização.

O lote vencido utilizado no município, está identificado como 4120Z004, e pertence ao Instituto Serum. As vacinas desse lote foram distribuídas em janeiro e março, pelo governo federal.

Ainda não se sabe ao certo quantas doses vencidas foram aplicadas na cidade, mas o município recebeu vacinas de pelo menos um dos oito lotes de vacinas vencidas. Procurada, a prefeitura alegou que não aplicou nenhuma vacina vencida, e informou que recebeu o lote no dia 26/01. Os mesmos foram destinados aos profissionais da Saúde em fevereiro.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL: Ribeirão Pires não aplicou nenhuma vacina vencida

A Prefeitura de Ribeirão Pires esclarece que não aplicou nenhuma vacina vencida em Munícipes da cidade. Recebemos no dia 26/01/2021 o lote 4120Z005 da vacina Astrazeneca com vencimento em 14/04/2021 e destinamos ao público dos profissionais da Saúde durante o mês de fevereiro. Ou seja: Nenhum cidadão ribeirãopirense recebeu a imunização com o lote vencido. 

“Ribeirão Pires é exemplo na imunização. A população pode ficar tranquila, que todas doses recebidas são destinadas imediatamente à população, por isso, não aplicamos nenhuma dose vencida”, tranquilizou Audrei Rocha, Secretário Municipal de Saúde

Referente aos demais lotes, a Prefeitura declara que não houve fornecimento ao Município.”