Professores protestam em frente a Prefeitura

Secretária de Educação recebeu os professores para ouvir as demandas. (Foto: Rafael Ventura/DiárioRP)

Um grupo de professores e servidores públicos se manifestaram em frente a Prefeitura da Cidade na manhã desta segunda-feira (28).

De acordo com os manifestantes, o protesto foi solicitando aumento do Piso Salarial, que está defasado por anos. Além disso, no protesto vários manifestantes estavam com faixas em desagrado a Presidente do Sineduc, Perla de Freitas, com afirmações de que ela não os representa. Durante o protesto, todos os manifestantes utilizaram máscara e respeitaram o distanciamento.

O grupo foi até a Secretaria de Educação e um grupo foi recebido pela Secretária de Educação, Rosi de Marco. O DiárioRP acompanhou o encontro.

Na reunião com a secretária, professores foram informados de que o piso não poderia ser pago neste ano por conta da Lei Federal 173/2020, que proíbe qualquer tipo de reajuste salarial a cidades que receberam verba da união para combate o covid até dezembro deste ano. A lei foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que em março deste ano julgou e confirmou a constitucionalidade da lei. De acordo com a Prefeitura da cidade, Ribeirão Pires chegou a ser notificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) por não tem nenhuma lei municipal regulamentando a lei federal na cidade.

Ainda na reunião, os professores solicitaram algum auxílio para ajudar os custos durante a pandemia, já que estão trabalhando de casa e os custos têm aumentado, e a secretária se prontificou a estudar sobre o tema, mas informou que o Plano orçamentário deste ano foi aprovado pela gestão passada e nada foi colocado.