Clovis Volpi defende uso de máscara no município

O Prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sobre tirar a obrigação do uso de máscaras, mesmo com avanço da vacinação contra a Covid-19.

Na última semana, Bolsonaro havia declarado que elaboraria um decreto, junto com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no intuito de vetar o uso obrigatório de máscaras. De acordo com o chefe da Nação, devido a vacinação, a população poderia deixar de utilizar o item de segurança. Atualmente, especialistas em infectologia consideram essencial o uso de máscaras para evitar a disseminação do coronavírus.

No entanto, após ser criticado por médicos e figuras políticas, Bolsonaro chegou a retirar o que disse, afirmando que a decisão de utilizar ou não a máscara cabe aos prefeitos e governadores. Já o ministro da Saúde, tem defendido o uso do item.

De acordo com Volpi, ele não irá acatar ao decreto e fez duras críticas à fala do presidente. “Não vou desobrigar a utilização da máscara, mesmo sendo uma decisão individual. Não faremos nada nesse sentido. Na verdade, achei até um pouco de maldade na fala de Bolsonaro. Um desserviço ao combate à pandemia”, afirmou o prefeito.

Segundo infectologistas, o uso da máscara é importante para evitar o contágio e a transmissão da doença. Além disso, afirmam que mesmo imunizada, a pessoa diminui os riscos, mas ainda assim pode transmitir a doença, pois nenhuma vacina é 100% eficaz.