Jararaca é encontrada em residência de RP

Na manhã desta sexta-feira (14), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), atendeu um chamado para resgatar uma cobra da espécie “Bothrops Jararaca”, mais conhecida como Jararaca da Mata. O animal estava em uma residência no bairro Vila Suíssa, em Ribeirão Pires.

As serpentes dessa espécia, além de peçonhentas, são agressivas e sua picada pode causar graves danos à saúde. Nesse sentido, é necessário procurar atendimento médico o quanto antes, além da aplicação do soro antiofídico.

Segundo especialistas, é comum que cobras como essa sejam econtradas na cidade, pois possúi características ideais. Nesse sentido, diversos animais, principalmente cobras e roedores, saem em busca de alimentos e sol, motivo pelo qual acabam entrando nas residências.

Os agentes do Centro retiraram a cobra, e a devolveram para a mata, em região afastada das casas. Dessa forma, por se tratar de um animal venenoso, o CCZ fica responsável de realizar a captura e manejo. O Centro de Controle de Zoonoses atende através do telefone: 4824-3748.

Outro chamado

Do mesmo modo, um Saruê Marsupial, da espécie Didelphis Aurita (que pode ser intermediário do Trypanosoma cruizi, causador da doença de Chagas), também precisou ser resgatado em outra residência, no bairro Jardim Dois Melros. Provavelmente, estava em busca de alimentos ou moradia. O animal também foi solto na mata.

Gambá Saruê resgatado no bairro Jardim Dois Melros.