Munícipio vai ter nova escola gratuita de artes

Nesta quinta-feira (13), a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo, que tem como objetivo criar a Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP). O intuito será promover acesso gratuito à educação artística pública e de qualidade para a população.

Segundo o documento, a Escola irá oferecer cursos de artes plásticas, audiovisual, dança, música, teatro e entre outros. Os cursos serão fornecidos para o público infantil, juvenil e adulto, afim de garantir igualdade de oportunidades. Nesse sentido, de forma gratuita e regularmente.

Além disso, caso necessário e se estiver de acordo com o objetivo da escola, poderão ser incluídos outras linguagens artísticas. A instituição pública, será comandada pelo Departamento de Cultura e pela SEJEL (Secretaria da Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo).

Contudo, a PL obteve 15 votos favoráveis, dos 17 presentes. As vereadoras Amanda Nabeshima (PTB) e Márcia Coletiva de Mulheres (PT), votaram contra o projeto. Elas alegam que apesar do projeto ser importante, seria necessário conversar com as pessoas.

“Antes de formar o projeto de lei, o pessoal do Conselho Municipal de Politica cultural não foram procurados. Eles tentaram contato desde Janeiro e isso não aconteceu. Não que o projeto seja ruim, mas faltou diálogo com os munícipes, assim como sempre prometido”, disse.

Segundo o vereador Sarjento Alan (PL), o Projeto está na Câmara desde o dia 05. Além disso, ele alega que agora os alunos não gastarão passagem, já que será oferecido tudo no mesmo local. “Isso é bom para a cidade, para as famílias e para as crianças” alegou.

Contudo, a própria instituição fica responsável por definir e divulgar, como os munícipes terão acesso ao serviço. O texto do projeto não informa o endereço da nova escola.