Após reunião, funcionários da CPTM anunciam greve

Nesta segunda-feira (12), os trabalhadores da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiram marcar uma greve para o dia 27 deste mês. A decisão foi tomada em conjunto com o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e o Sindicato Sorocabana.

Segundo os sindicatos, a previsão é que as seguintes linhas sejam interrompidas: 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. A paralisação está prevista para iniciar a meia-noite do dia 27, por tempo indeterminado.

De acordo com o boletim divulgado pelas entidades, o movimento surgiu devido a insatisfação dos Ferroviários com a direção da CPTM e do Governo do Estado diante a situação da pandemia.

O caso eclodiu após a empresa não cumprir o acordo do PPR (Programa de Participação nos Resultados) de 2020 e não pagar a primeira parcela que estava prevista para 31 de Março. Ainda neste ano, a segunda parcela estaria acertada para o dia 30 de Junho, porém, foi alterado durante reunião interna para ser paga parcela única em Janeiro de 2022.

A categoria também alega insatisfação pela falta de ações voltadas para eles, em relação a prevenção de casos do coronavírus, como por exemplo a inclusão em grupo prioritário. Outros pontos são a falta de álcool em gel, máscaras e testagens, além da liberação de funcionários que fazem parte do grupo de risco.