Cão que sofreria eutanásia é resgatado após campanha em RP

Nesta terça-feira (30), foi realizada uma ação no CCZ (Centro de Controle Zoonoses) para o resgate do pit bull James, em parceria com o protetor de animais, Marcus Leap e com a ONG Pit’s Ales, coordenada pelo Alessandro Desco.

De acordo com Marcus, em setembro de 2020 o CCZ atendeu a demanda do James pois ele estava solto no bairro ouro fino e avançava nas pessoas e nos animais, apresentando perigo a saúde pública. A equipe fez o resgate junto com a Dra veterinária Jessica para observação.

Porém, o centro não pode abrigar mais os animais por conta de uma ação do ministério público feita por uma vizinha devido ao barulho. Ela ganhou a ação e os animais foram levados para outro lugar.

Nesse sentido, o CCZ entrou com uma liminar para manter o animal, e juridicamente ele estava segurado por 90 dias para adoção. Caso contrário, ele sofreria a eutanásia, mas ele acabou ficando por 7 meses.

James passará pelo processo de recuperação e adestramento. (Foto: CCZ)

James foi castrado e vacinado, porém, apesar da campanha feita para adoção do animal, ninguém conseguiu lidar pelo fato dele não aceitar estranhos. Nesse caso, precisa ser alguém com conhecimento sobre a raça.

Após um incidente com os vizinhos, ele precisava ser transferido ou então, eutanasiado pois ninguém conseguia adestrá-lo. Marcus então, realizou uma campanha em suas redes sociais, para arrecadar ajuda e contratar alguém especializado para adestrar James. Muitas pessoas marcaram o perfil da ONG Pit’s Ales, especialistas em resgate, tratamento, socialização e adoção de cães da raça Pit Bull.

Nesta data, junto com o Secretário de Saúde, Audrei Rocha e a Secretaria do Meio Ambiente Andreza Araújo, e o vice-prefeito Amigão D’orto, James foi resgatado pela ONG e passará pelo processo de recuperação, socialização e adestramento.

“Amigos, todos vocês são responsáveis pela vida do James, foi a mobilização geral e comoção pela vida que permitiu o destino mais justo a ele. Muito obrigado por toda emoção de hoje” Escreveu Leap em suas redes socais.