31/3/2021 –
Com aumento da ansiedade e estresse, brasileiros buscam por soluções que possam melhorar o conforto e contentamento. Nesse sentido, opções fitoterápicas têm destaque
Dados disponibilizados pela OMS, Organização Mundial da Saúde, declaram os brasileiros como o maior povo com transtorno de ansiedade desde 2017. No ano em questão, 19 milhões de pessoas já sofriam com o problema no país.
O quadro piorou diante da pandemia. Uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde com 17 mil entrevistados entre abril e maio de 2020, a fim de avaliar a saúde mental dos brasileiros com a ascensão da COVID-19, mostrou que 86,5% dos participantes demonstraram algum tipo de ansiedade patológica.
Sendo assim, cada vez mais cresce a busca por soluções ao alcance – e, preferencialmente, naturais. Nesse cenário, os óleos essenciais se apresentam como opção.
Tratamentos naturais
A utilização dos óleos essenciais como terapia integrativa é milenar: relatos bíblicos e de outros livros históricos com mais de 2.600 a.C. já apontavam a prática. Ao perceber que os óleos essenciais carregavam os benefícios das plantas, sua utilização se estendeu.
De acordo com Elizabeth Ko, diretora médica da UCLA Health Integrative Medicine Collaborative e professora clínica assistente de medicina da David Geffen School of Medicine da UCLA, é possível aproveitar os benefícios dos óleos essenciais por conta da rápida absorção dos receptores olfativos.
Estes, estão ligados diretamente ao sistema límbico, que controla outros sistemas do corpo, como o cardiovascular, respiratório e nervoso. Por esse motivo, Alexandre Mélega, sócio-fundador do Portal do Aroma, explica que diante de um amplo portfólio, é possível escolher o óleo essencial ideal para cada situação e sintoma.
“Todo óleo essencial possui seu benefício próprio. É possível utilizá-los com aplicações diretas na pele em pontos estratégicos ou massagens, infusão ou até mesmo em banhos aromáticos”, diz Alexandre. Como exemplo, o especialista traz à tona os óleos de laranja e lavanda que, quando combinados, podem oferecer benefícios na redução da ansiedade. “O fitoterápico não dispensa o acompanhamento psicológico ou outras ferramentas para tratamento de quadros psicológicos – mas não deixa de ser uma opção pouco invasiva e acessível”, finaliza.
Especialização
Em abril de 2020, Alexandre fundou o Portal do Aroma. A ideia de disponibilizar os óleos essenciais pelo e-commerce foi uma união da vontade de empreender com a intenção de oferecer tratamentos fitoterápicos e aromáticos.
Com diferentes opções para aromaterapia, o Portal do Aroma oferece óleos, aromatizadores e sprays. Para saber mais, basta acessar: https://www.portaldoaroma.com.br/
Website: https://www.portaldoaroma.com.br/