Policiais denunciam assédio de delegado em RP

Policiais fizeram operação policial abordando munícipes em plena pandemia da covid-19 e não utilizaram máscaras. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Policiais da Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires, denunciaram à equipe do DiárioRP, em condição de anonimato, que o delegado titular da cidade, Wagner Milhardo, estaria cometendo assédio moral contra os funcionários e policiais que trabalham na unidade.

Um dos pontos denunciados, é que o delegado não acredita na existência do coronavírus, e diz que a doença é apenas um espetáculo midiático, portanto não exige que policiais e funcionários da delegacia usem máscara dentro do órgão público. pelo contrário, de acordo com o denunciante, o delegado ainda estimula o não uso do equipamento, que segundo profissionais da saúde, é indispensável para barrar a propagação do vírus.

Um exemplo disso é uma operação que ocorreu no dia 22 de janeiro, onde o delegado convocou todos os policiais da unidade para uma operação, e nenhum deles utilizou máscara durante toda a ação. No instagram, Milhardo ainda chegou a publicar fotos com a equipe aglomerada e sem o uso de máscaras. Dias após a operação, um policial teria testado positivo para a covid-19.

Além disso, Milhardo estaria perseguindo outros policiais, e até delegados que não concordem com as ordens e pensamentos dele. Em um dos episódios, ele teria expulsado um outro delegado da sala que ocupava, por ter problemas com o homem. O caso chegou ao Sindicatos dos Delegados de Polícia, que chegou a enviar um e-mail questionando-o sobre as atitudes.

Policiais e funcionários temem sofrer perseguição por parte de Milhardo. “Ele persegue quem não concorda com o que ele faz. É muita coisa errada, mas se a gente questiona, ele vem pra cima. A gente quer ser policial pra acabar com o crime e não pra fazer o mesmo”, disse um dos denunciantes ouvidos pelo DiárioRP.

Procurada por nossa equipe, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), informou que as denúncias contra o delegado serão analisadas disciplinarmente e orienta todos os colaboradores a realizar os cuidados necessários contra o coronavírus, e que, inclusive, foram adquiridos e disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os servidores e para a população que procura os serviços na unidade. Ainda segundo a SSP, não houve nenhum afastamento por infecção da covid-19 na unidade policial.

O sindicato dos Delegados de Polícia confirmou a existência de um procedimento interno para averiguar denúncias recebidas contra o delegado, mas informou que não comenta casos específicos.