Funcionários públicos abandonam postos para fazer campanha

Secretários e funcionários públicos comissionados foram vistos fazendo campanha eleitoral para o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSDB) nesta semana. Eles foram avistados no bairro Jardim Valentina, onde se reuniram com adesivos de Kiko.

Os funcionários que estavam no local foram identificados pela nossa equipe são: Flávia Benwart, secretária de educação; Gustavo Tomaz, diretor do Hospital São Lucas; Silvia Altafim, funcionária da Secretaria de Comunicação; Wanessa Isídio, secretária de meio ambiente, entre outros nomes.

De acordo com a art. 73, da Lei n.º 9.504/97, é vedado a realização de campanha eleitoral por servidores públicos durante o horário de expediente, a não ser que que esteja de folga, férias ou fora o período de trabalho.

Apesar de funcionários e apoiadores estarem fazendo campanha para o atual prefeito, o aplicativo de resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra a candidatura de Kiko Teixeira (PSDB) como anulada. Além disso, Kiko tentou recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e outro no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), porém sem sucesso.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Pires afirmou que os profissionais mencionados estão de férias. No entanto, não houve nenhuma publicação no Diário Oficial sobre o fato. A prefeitura se justificou dizendo que férias não são publicadas.