Neste sábado (29), acontece a última live do Projeto Merkwiller, que conta com a apresentação do dramaturgo Willian Costa. A 4ª live do “Série de debates decolonizadores para aquela que se diz Noblesse” conta com o convidado Marcílio Duarte, que vai debater o tema Construção patrimonial da Vila de Elclor e outras paredes também erguidas de petróleo.
O gestor cultural formado pela USP e pesquisador em patrimônio trará reflexões sobre as influências patrimoniais que o petróleo causou na região do ABC Paulista, em especial Ribeirão Pires e adjacências. Ele já foi diretor de patrimônio de Ribeirão Pires e é engajado na militância cultural em prol da proteção de bens naturais e imateriais.
O projeto Merkwiller foi desenvolvido durante todos os sábados de agosto. Em sua primeira live, contou com a professora Glaucia Peres da Silva, que falou sobre possíveis olhares que os estrangeiros têm de brasileiros. A segunda transmissão, contou com a participação do ativista e produtor cultural Alexandre Oshiro que conversou sobre o tema “Juventude, pertencimento e sustentabilidade no vilarejo de Paranapiacaba”. Na terceira live participou a atriz e ativista trans Alexya Manente, que falou sobre negritude e pertencimento nos bairros periféricos.
O último debate do projeto será transmitido neste sábado, pelas redes sociais do Teatro de Torneado e do jornal Diário de Ribeirão Pires, às 17h.