O vereador e pré-candidato à prefeitura de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), publicou em sua página nas redes sociais, declarando que pretende apresentar um projeto de lei que propõe a redução dos salários de parlamentares, secretários, vice-prefeito e prefeito do município em 20%.

Caso aprovado, o projeto pode gerar uma economia nos cofres públicos de cerca de 800 mil reais ao ano. Como proposta, o dinheiro arrecadado poderia ser utilizado na qualificação e capacitação de jovens e adultos para a geração de novos empregos e renda.

Em contato com nossa equipe, Akira explicou os benefícios da redução de subsídios “Com essa diminuição de despesas, a gente consegue reutilizar ele [o dinheiro] da melhor maneira possível, tendo em vista que o ano que vem a gente vai sofrer muito, tanto na área da saúde, quanto na geração de emprego e renda”, disse. Se aprovado, o projeto começa a vigorar em janeiro de 2021.

Em contrapartida com o projeto de diminuição de salários, parlamentares de Ribeirão Pires cogitaram aumento nas remunerações. Após repercussão negativa, vereadores decidiram voltar atrás, declinando da possibilidade de aumento. Para o próximo mandato, o valor seguirá o mesmo do atual.