O Vice-Governador Rodrigo Garcia apresentou na segunda-feira (17) um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que apontou que o Plano São Paulo de enfrentamento ao novo coronavírus e retomada gradual da atividade econômica ajudou a preservar 318 mil empregos desde o início de junho.
O estudo demonstrou, em números, que o objetivo da convivência inteligente com a pandemia foi alcançado. O estudo comprovou uma relação direta entre as mudanças de fase do Plano São Paulo com o aumento da atividade econômica e a preservação de vagas de trabalho.
Segundo o levantamento, cerca de 318 mil empregos foram preservados pelo Plano São Paulo. A estratégia de reaberturas regionais e faseadas da atividade econômica de acordo com a evolução da pandemia garantiu mais empregos entre trabalhadores com menos escolaridade e menor renda.
Do total apontado pela pesquisa, 69,4% das vagas mantidas pelo Plano São Paulo são de trabalhadores com carteira assinada, e 30,6% deles são informais. Dos 318 mil postos de trabalho, 54,8% são ocupados por homens, e 45,2% por mulheres. Em relação ao nível de renda dos empregos preservados, 75,9% dos postos são de trabalhadores com ganhos de até três salários mínimos.