Ribeirão Pires tem a menor testagem de covid-19 do ABC

O município de Ribeirão Pires, possui o menor índice de testes realizados para detectar o novo coronavírus do grande ABC. A cidade que lidera esse ranking na região é São Bernardo do Campo, com mais de 84 mil testes. São Caetano situa-se no segundo lugar, com cerca de 58 mil, e Santo André encontra-se na terceira colocação com aproximadamente 51 mil. Até a última semana, a região do grande ABC já havia realizado 221.487 testes de Covid-19.

Com 61 óbitos e 920 casos confirmados pelo coronavírus, segundo dados da prefeitura, Ribeirão Pires realizou até esta quinta-feira (13), 3.300 testes de Covid-19. Esse índice representa cerca de 2,7% dos munícipes. Em comparativo com Rio Grande da Serra, a relação de testes por habitantes chega a 9.9%.

Entre os moradores testados, destacam-se os profissionais da saúde da rede municipal, GCMs, assistentes sociais, idosos, profissionais de asilos e gestantes.

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Ribeirão Pires, as ações relacionadas à testagem são planejadas e executadas de acordo com a disponibilidade de testes no município. A secretaria reitera que para realização de testes para Covid-19, a rede municipal segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Testagem em RGS

Em Rio Grande da Serra, foram feitos 682 testes de Swab, que consiste na coleta de amostra através das narinas, e 4.365 testes rápidos, totalizando 5047, segundo informações da Secretaria de Comunicação da cidade. Até o momento, foram confirmados 378 casos e 17 óbitos.