Prefeitura descaracteriza Casa de Hebert Richers e vai ter que refazer obra

Funcionários da prefeitura já começaram a raspar a tinta para refazer a pintura (Foto: Rafael Ventura/DiárioRP)

A Prefeitura de Ribeirão Pires descaracterizou a Residência que era utilizada pelo produtor audiovisual Hebert Richers. A casa foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e natural de Ribeirão Pires (CONDEP) em 2017, o que não mudou muito a situação de abandono e deterioração do local.

O local é propriedade particular, mas segundo a Prefeitura da cidade foi recentemente doado ao Poder público e será utilizado como base da Defesa Civil. No entanto, a forma como as modificações no local vêm sendo feitas levantou diversas polêmicas na última semana, principalmente por não respeitar a legislação.

Por ser um patrimônio tombado, a casa pode ser restaurada e revitalizada desde que não seja alterada a identidade arquitetônica e visual do imóvel, como ocorreu neste caso, já que as cores da pintura, nada têm haver com a residência. A casa foi pintada de azul e laranja, cores da identidade da Defesa Civil.

Além disso, o Condep não foi informado oficialmente sobre a intenção da reforma, e as intervenções seguem sem a correta autorização do Conselho. Agora, a prefeitura vai ter que gastar mais dinheiro público, para desfazer as intervenções e pintar novamente o local, mantendo as características iniciais da casa, dessa vez, respeitando as leis.