Coronavírus: Ribeirão Pires irá aplicar testes rápidos em profissionais da saúde

A partir desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Ribeirão Pires testará todos os profissionais de saúde que atuam na rede municipal. Serão utilizados cerca de mil testes rápidos para o novo coronavírus, todos enviados pelo Governo Federal.

A Secretaria de Saúde irá realizar os testes nas equipes que atuam em unidades da Atenção Básica; UPA Santa Luzia; Hospital e Maternidade São Lucas; Saúde Mental; Central de Transporte; Serviço de Atenção Especializado; Saúde Bucal; Zoonoses; e Vigilância à Saúde. Os profissionais do Hospital de Campanha já fizeram exame para a Covid-19.

Moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (asilos) também serão testados, bem como os profissionais que atuam nesses locais. Além disso, a Secretaria de Saúde irá testar os profissionais da Guarda Civil Municipal, que atuam diariamente em ações nas ruas da cidade.

“Nosso objetivo é ampliar as informações disponíveis ao setor de planejamento de ações contra o coronavírus na cidade e garantir mais segurança para quem atua na linha de frente nessa pandemia”, explicou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.

Serão testados os cerca de 900 profissionais da saúde municipal e cerca de 300 moradores e profissionais das instituições de longa permanência, além dos GCMs. O município avalia ampliar os grupos de testagem, caso receba mais testes do Governo Federal ou do Estado.

A aplicação dos testes será feita por profissionais devidamente equipados com EPIs, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde.