Com investimentos do Estado, Ribeirão Pires inaugura Hospital de Campanha

Ribeirão Pires entregou nesta quarta-feira (29) – um dia após Mauá – o Hospital de Campanha, localizado no Complexo Ayrton Senna – na Região central da cidade. Com 41 leitos (sendo sete reservados para casos de emergência), a ação é mais um dos esforços para o combate da Covid-19.

Com investimento do Governo Estadual (cerca de R$1,8 milhão) o espaço conta com estrutura semelhante à uma UTI – com Raio X, coleta de exames e auxilio psicológico no local – como pontua o Secretário da Saúde, João Gabriel Vieira. “Será um hospital 24 horas, porém não irá realizar atendimentos, o paciente precisará ser encaminhado para cá depois de passar por uma tomografia no Hospital São Lucas”, conclui.

O Processo de internação no novo espaço será feito em partes. Primeiramente, o paciente deverá ser encaminhado de uma Unidade de Saúde do município ao Hospital São Lucas. No hospital (após a tomografia citada pelo secretário), o paciente que apresentar características de Covid-19 será encaminhado para o Hospital de Campanha.

No entanto, apenas os casos graves serão encaminhados e, uma vez lá, será realizado o teste de Covid-19 que posteriormente irá ser analisado pelo Instituto Adolfo Lutz ou pela Faculdade de Medicina do ABC. Enquanto esperam os resultados, os pacientes ficarão internados no complexo.

A unidade iniciará os atendimentos no final da tarde desta quarta-feira. Inicialmente contará com 16 profissionais – número que poderá aumentar de acordo com a demanda, podendo chegar à 41 (proporcional ao número de leitos disponíveis). O Hospital de Campanha não receberá expansão, mas a Prefeitura de Ribeirão Pires estuda outros lugares para instalar mais leitos, se necessário.

O Secretário de Saúde também pontua que o complexo irá funcionar sob um rígido padrão de higienização, além de passar pela descontaminação ao entrar e sair, todos os profissionais usarão um traje especial enquanto permanecerem no local. “Todos os profissionais envolvidos no Hospital de Campanha fizeram o teste da Covid-19, e só poderão transitar pelo local devidamente trajados”, finaliza.