Coronavírus: Dória anuncia volta às aulas com rodízio de estudantes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (24), anunciou que a volta às aulas no estado de São Paulo será com o rodízio de estudantes. A medida foi tomada para que seja mantida a distância segura dentro das salas, mas o retorno está previsto apenas para julho.

Foi informado ainda, pelo secretário de educação Rossieli Soares, que as crianças da educação infantil (de 0 à 5 anos) serão as primeiras a retomarem às aulas. “Vamos começar pela educação infantil em algumas regiões do estado quando houver liberação do Centro de Contingenciamento”, pontuou.

Já as aulas, tanto para o Ensino Fundamental quanto Médio, devem voltar somente em julho, tendo como base a proposta do governador de reduzir a quantidade de alunos por sala. “Em uma sala com 35 alunos nem sempre é possível manter a distância segura entre eles. Portanto, vamos voltar com um rodízio de estudantes e, nesse período, manteremos as atividades de forma remota”, completa o secretário.

Dória também aproveitou a coletiva para lamentar a saída de Sérgio Moro da função de ministro da Justiça e Segurança Pública, afirmando ser um golpe contra a democracia. “É uma pena que o Brasil tenha que lutar contra dois vírus, o coronavírus e aquele que está no Palácio do Planalto.”

Isolamento Social

De acordo com o sistema de monitoramento, a taxa de adesão ao isolamento social na Região Metropolitana de São Paulo continua em 48%. Em virtude disso, o governador novamente afirmou que, se não houver melhora no índice, as medidas para a reabertura do comércio no estado poderão ser reavaliadas.

Por outro lado, Ribeirão Pires foi elogiada por manter o índice alto. A cidade figura entre os 20 municípios (e único no ABC) com mais de 70 mil habitantes com mais de 50% de adesão no Estado. Na última quinta-feira (23), Ribeirão Pires teve 58% de adesão.