Aglomerações nas filas dos bancos continuam e Prefeitura alega desrespeito de alguns clientes

Há pelo menos duas semanas é possível notar as enormes filas, que acabam se transformando em aglomerações em agências bancárias da cidade. Na Caixa Econômica Federal, localizada no centro da cidade, cenário se repete dia após dia (e até aumentou em relação à semana passada). Nesta quarta-feira (22), mesmo com o auxílio de cones, as filas novamente chamaram a atenção por estarem enormes e mal organizadas.

Tal como foi observado na última semana, o controle das filas continua mínimo ou até mesmo inexistente. Ainda é um cenário comum nas filas ver pessoas conversando sem respeitar o distanciamento mínimo (de 1,5 metro), um controle que ocore apenas dentro do banco -sem funcionários dando instruções no lado de fora – e alguns clientes sem as máscaras de proteção.

Procurada pelo nossa Equipe, a Caixa novamente se limitou a mandar uma nota de prevenção e orientação aos clientes, sem informar, de fato, como o problema pode ser resolvido a longo prazo. Mas, uma das alternativas informada pela própria assessoria é de um novo horário de funcionamento a partir desta quarta-feira em algumas agências.

“A partir de hoje (22), a CAIXA vai ampliar em duas horas o atendimento de 1.102 agências. As unidades abrirão ao público das 8h às 14h, apenas para o atendimento de serviços essenciais à população, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.”

Também procurada pelo DiárioRP, a Prefeitura de Ribeirão Pires esclareceu que equipes da fiscalização e da Guarda Civil Municipal (GCM) estão realizando o monitoramento da área de comércio e das instituições bancárias da cidade. A administração municipal alega, na resposta, que são os próprios munícipes que não estão respeitando as medidas, mas não informou quais ações estão sendo realizadas pelo órgão municipal, nem se aplicará multa ou ‘chamará a atenção’ da agência bancária.

“Nota-se, nas ações de fiscalização, o cumprimento das medidas pelas instituições. Entretanto, há o desrespeito das orientações de segurança por parte das pessoas que estão utilizando os serviços bancários na região central da cidade. As ações de conscientização estão sendo reforçadas, para que a população compreenda a importância do distanciamento social e medidas de higiene, bem como do uso de máscaras – já recomendado por meio de Decreto Municipal.”

Mesmo com os cones, ainda é possível ver algumas aglomerações e munícipes que não estão usando as máscaras de proteção. (foto: Guilherme Duarte/DiárioRP)