Procon de Ribeirão Pires divulga canal de denúncias para munícipes

Por iniciativa do Procon Consórcio ABC – com apoio do Núcleo Regional de Santos do Procon – estabelecimentos comerciais das cidades do Grande ABC têm recebido ações de fiscalização contínuas neste mês. As diligências estão ocorrendo em locais que receberam denúncias de preços abusivos durante a pandemia do novo coronavírus.

A série de fiscalizações teve início a duas semanas atrás, com ações em Ribeirão Pires, São Caetano, Diadema e Santo André. Na última semana, as atividades prosseguiram na terça-feira (14), em Mauá e Ribeirão Pires, na quarta-feira (15), em Diadema e na quinta-feira (16), em Santo André. As diligências continuaram na sexta-feira (17), em São Bernardo do Campo. 
 
As operações são realizadas em estabelecimentos como farmácias, supermercados e distribuidoras de gás. Entre as denúncias recebidas, está o aumento abusivo de preços de produtos como máscaras, luvas e álcool em gel, assim como sobre os preços de itens da cesta básica nos supermercados e botijões de gás.

Em Ribeirão Pires

O DiárioRP entrou em contato com o Procon Ribeirão Pires, que informou que as denúncias para fiscalização na cidade devem ser encaminhadas para o e-mail: procon@ribeiraopires.sp.gov.br.

O pedido/denúncia do consumidor deve conter um breve relato do ocorrido e o envio do cupom fiscal (caso tenho realizado a compra) ou a foto da oferta. Recebendo a denúncia, ela é registrada e já encaminhada para a fiscalização. A entidade também disponibiliza uma página online para que os consumidores façam a pesquisa de preços de diferentes produtos.

“A equipe de fiscalização vai ao local averiguar a denúncia, solicitando a nota de compra e as notas de venda para o consumidor final. Dessa forma, há como verificar se o preço está abusivo ou se o fornecedor está cobrando mais caro dos lojistas. Sendo constatada a prática de preços abusivos pelo lojista para o consumidor final, a loja é notificada e multada.”