Coronavírus: Filas dos Bancos não respeitam distanciamento mínimo

Ao longo da última semana e do começo desta, foi possível observar filas enormes nos bancos da região central de Ribeirão Pires. Mas o que chama a atenção é a desorganização nas filas de espera. É comum observar, principalmente pela manhã, aglomerações de clientes que não respeitam o distanciamento mínimo recomendado.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), já havia anunciado no final de março que o público geral seria atendido de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e idosos teriam horário diferenciado, das 9h às 10h. Além de funcionarem com limite de pessoas, e apenas com transações essenciais, os gerentes das agencias bancárias seriam instruídos à controlar o fluxo de pessoas, e com isso, manter a ordem e o distanciamento ideal – de no mínimo 1,5 m.

Porém, como pôde ser observado, tal controle, em grande parte dos dias, é mínimo ou até mesmo inexistente. É comum ver nas filas pessoas conversando sem respeitar o distanciamento, um controle apenas dentro do banco sem funcionários dando instruções no lado de fora e alguns clientes sem as máscaras de proteção.

O DiárioRP entrou em contato com três bancos que apresentaram tais problemas em Ribeirão Pires: Caixa, Bradesco e Itaú. Todas as respostas, no geral, foram unânimes e basicamente se tratavam de notas de prevenção e orientação aos clientes – já divulgadas pela própria Febraban.

Além disso, as três empresas afirmaram que têm “intensificado a comunicação com os clientes para que priorizem a utilização dos canais digitais para realizar as operações, a fim de evitar as filas”, e que “os gerentes dos bancos estão orientados a organizarem o atendimento nas agências nos momentos de maior concentração a fim de evitar os riscos de propagação da Covid-19”. Basta apenas saber se tais medidas serão realmente aplicadas nos próximos dias.

O DiárioRP observou filas enormes nos bancos da região durante a semana. Na maioria das vezes, o distanciamento mínimo não era respeitado. (foto: Guilherme Duarte/DiárioRP)