Ribeirão Pires venceu!

Se engana quem pensa que não existem grandes talentos em Ribeirão Pires. Seja do atletismo ao mundo da dança, a cidade tem “fabricado” grandes talentos e têm exportado por esse mundão à fora.

Um grande exemplo disso é o lutador do UFC, Marcos Rogério de Lima. Morador da cidade, ele tem adquirido diversas vitórias no decorrer de sua carreira. Pezão, como é popularmente conhecido, já conquistou premiações internacionais e é um grande atleta na maior organização de MMA do planeta. Para o lutador, a cidade é onde pode buscar a paz: “Sou nascido e criado aqui. Adoro ficar aqui, é meu reduto de paz. Quero envelhecer na cidade.”

Outra pessoa que tem sido destaque no mundo dos esportes é a atleta paraolímpica, Regiane Nunes. A nadadora mudou para Ribeirão Pires em 1998, depois que por problemas financeiros, seus pais tiveram que decretar falência no comércio que sustentava a família em São Bernardo do Campo. Em Ribeirão Pires, a família teve que se reerguer e precisou do acolhimento dos moradores da cidade para conseguir. “A cidade acolheu a gente. Fomos muito bem recebidos”.

Em 2007 uma outra surpresa chegava à vida da jovem, que até então, enxergava normalmente: Uma doença degenerativa fez com que Nunes perdesse completamente a visão, fazendo com que a jovem tivesse que, novamente, se “reconstruir” e recomeçar.

Hoje, com 34 anos, a nadadora é um exemplo de perseverança e determinação. “A sensação nem é só de responsabilidade. É também muito gratificante. Mas é uma grande responsabilidade levar tanto o nome da cidade quanto o nome de nosso país. Ribeirão me transformou. Assim como a cegueira me mudou, Ribeirão me fez outra pessoa. Cheguei aqui uma menina tímida e me transfomei completamente”, finalizou a atleta, que já trouxe diversas medalhas para a cidade.

Hoje, Regiane, que atualmente mora com os pais, está construindo a própria casa. “Estou construindo a minha casa aqui em Ribeirão. É aqui que eu quero ficar, é aqui que eu quero constituir família.”

Outro que tem se destacado no mundo do esporte é Willian Borges da Silva. O Ribeirão-Pirense de 31 anos é um dos principais jogadores de futebol do país. Willian já foi convocado para jogar na seleção Brasileira por oito vezes totalizando 70 partidas jogadas em nome da seleção do país. Atualmente, ele joga pelo Chelsea, um time inglês.

O jogador começou a praticar o esporte quando tinha apenas quatro anos de idade no Ribeirão Pires Futebol Clube. Naquela idade, já era visto com diferencial pelos técnicos e amantes do esporte. “Todo mundo falava que eu tinha um diferencial. A gente até acreditava, mas ficava com o pé no chão pra não dar um passo maior que a perna”.

O craque, no entanto, não deixou a cidade de lado, mesmo vindo pouco para cá, continua ajudando como pode. Um exemplo disso, é que ele é o embaixador da APRAESPI, Instituição que auxilia crianças com necessidades especiais. “Eu conheci a APRAESPI através de algumas pessoas que me apresentaram o projeto. Achei legal o trabalho deles e acabei querendo ajudar de alguma forma. Eu escolhi uma entidade de Ribeirão porque foi a cidade onde nasci, onde cresci e tenho uma identidade”.

O jogador finaliza a entrevista levando uma mensagem de positividade para os jovens. “Se vocês têm o sonho de ser jogador ou qualquer outra profissão, não desistam. Corram atrás dos seus sonhos, dos objetivos e daquilo que vocês querem. A gente sabe que não é fácil, com certeza não vai ser fácil, mas com muito foco e muita determinação, a gente consegue atingir nossos objetivos. Nunca se deixem abalar por conta de alguma frustração ou algum ‘não’, continuem em frente do caminho, do objetivo e dos sonhos”, finaliza.

Além do esporte, o jovem Marcello também tem levado a cidade para os palcos de todo o país. Atualmente ele é um dos dançarinos da cantora Glória Groove, mas também já participou de diversos projetos com diversos artistas, como a cantora Anitta.

Marcello é o tipo de jovem que sonha alto, mas não deixa os problemas e adversidades do dia a dia o impedir de continuar sonhando, e além disso, de lutar para conquistar o seu sonho. Desde muito cedo, ele sabia o que queria, mas foi quando assistiu uma apresentação de formatura que ele teve o ‘estalo’ de que queria seguir carreira no mundo dos palcos. Dançou durante seis anos na cidade, mas sem saber que poderia ter isso como profissão, e não apenas como hobby.

Conforme foi crescendo, o jovem foi descobrindo um novo mundo e percebeu que poderia ser um profissional da dança e viver disso. Em 2016, começou a carreira profissional com a youtuber Kéfera Buckman, posteriormente começou a trabalhar com o MC Zack, até começar a trabalhar com Groove. “Eu lembro que a minha ficha caiu quando eu tava no Faustão e faltava meia hora pra eu entrar no palco ao vivo. As pessoas estavam tirando foto de mim e eu ouvindo a voz do Fausto e pensando que todas as pessoas da minha cidade iam me ver alí. Foi um momento único”.

Marcello, no entanto, quando começou a ter reconhecimento dentro da profissão, quis voltar os olhos novamente para a cidade. “Ribeirão tem um peso muito grande na minha história. Eu sempre falo que Ribeirão Pires venceu, pois foi aqui que tudo começou de verdade. Eu devo muito à cidade e tento devolver isso de alguma forma aos mais novos que eu”.

Hoje, tem uma escola onde acolhe jovens e leva a dança de uma forma diferente à vida deles. “Eu tento ser pra eles o que nunca foram pra mim. Eu tive que estudar fora da cidade e ir buscar conhecimento em outros lugares. Então hoje, eu busco um direcionamento, um caminho que pode dar certo para que esses jovens possam alcançar seus objetivos, assim como eu alcancei os meus”.

Mas se engana quem pensa que o sucesso de Ribeirão Pires está apenas no esporte. Um senhor chamado Luis Alberto de Abreu, desde 1987 reside aqui na cidade. Natural de São Bernardo do Campo, morava em São Paulo, mas decidiu vir para Ribeirão Pires no intuito de morar em um lugar mais seguro para criar o seu primeiro filho que acabara de nascer. Abreu acabou criando todos os três filhos na cidade, pois se apaixonou por Ribeirão.

O senhor, que atualmente tem 68 anos de idade é um dos principais dramaturgos do país. Entre suas criaçoes, podemos destacar Hoje é dia de Maria, Velho Chico, A pedra do Reino, Capitu, entre diversas outros trabalhos para o cinema, TV e o teatro. Além disso, já recebeu diversos prêmios por seu trabalho, como quatro prêmios da Associação Paulista de críticos de arte, um prêmio Molliére, entre outros.

Para Abreu, a cidade tem sido muito importante em sua carreira profissional. “Foi quando eu vim pra Ribeirão que a minha produtividade e concentração aumentaram. e eu comecei a produzir o dobro do que eu produzia em São Paulo. Amo a cidade e não troco Ribeirão. A cidade é ótima. muito tranquila e com um pessoal muito legal. Espero que ela continue crescendo com essa qualidade que ela tem. Do ar, da natureza, e de qualidade humana. Nunca podemos esquecer que ela vai crescer, mas tem que crescer com qualidade, se não, se transforma em uma cidade comum, daquelas que a gente só mora porque é obrigado”, finalizou o dramaturgo.