São esperados 45 mil casos de Coronavírus na Grande SP nos próximos 4 meses

Um áudio do médico Fábio Jatene – professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto do Coração (Incor) – que está circulando nas redes sociais relata um alerta do infectologista David Uip – ex-secretário da Saúde do estado de São Paulo – sobre o coronavírus. Segundo o áudio, os casos da doença vão explodir no Brasil a partir desta quinta-feira (12).

Uip alerta por meio do áudio de Jatene que os casos vão explodir por conta da chamada “transmissão comunitária”. Que basicamente são indivíduos que não foram viajar, mas que já estão infectados e podem contaminar outras pessoas.

Foi estipulado um prazo de quatro meses para que o surto comece a ser controlado no país, mas David afirma que estados ainda vão enfrentar picos da doença. “Nos próximos 4 meses, na Grande São Paulo, serão 45 mil casos.”

No áudio, há um pedido de cuidado especial com as pessoas acima de 60 anos. “Pessoas idosas não devem se expor de jeito nenhum, e reduzir ao máximo a possibilidade de contágio. Nos idosos a taxa de mortalidade é de 15 a 18 por cento, já nos jovens é de 0,2 por cento.”, completa.

No arquivo de áudio também são revelados alguns detalhes sobre o comportamento do coronavírus nos seres humanos. “A doença tem a transmissão de 1 caso para 2, 3 pacientes, às vezes até 4. O problema é que, uma vez que a doença se instala, o pico de piora é rápido, entre 5 a 7 dias. O ideal é entubar o doente o mais rápido possível, para diminuir a transmissão”, conclui.