Casos de dengue aumentam 500% em Ribeirão Pires

Enquanto a maioria das pessoas estão preocupadas com o novo coronavírus, o número de vítimas de uma doença já conhecida tem aumentado significativamente no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 01 de fevereiro de 2020, foram registrados 94.149 casos de dengue no país, um aumento de cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram confirmadas 14 mortes, sendo duas no estado de São Paulo.

Em Ribeirão Pires a situação não é diferente. Segundo dados levantados pela equipe do DiárioRP junto a Prefeitura, entre 01 de janeiro à 10 de março deste ano foram registrados 06 casos de Dengue no município, todos alóctones (contraídos fora da cidade). Um aumento de 500% em relação ao mesmo período do ano passado.

Saiba como se prevenir:

A maneira mais eficiente de combater a doença é impedir a proliferação do Aedes Aegypti. As condições ideais de reprodução do mosquito são nos meses chuvosos e quentes. Por este motivo, a doença é mais comum nesta época do ano.

É preciso acabar com os ambientes que facilitam a reprodução do mosquito, como lixo nas ruas e recipientes que acumulem água parada. Por isso, o saneamento básico é um contribuinte essencial, sem ele as chances de cidades terem surtos de dengue são maiores. O uso de repelentes também é indicado para afastar o Aedes Aegypti.