Não é apenas a perspectiva da chegada do coronavirus que preocupa os brasileiros, atualmente, o país passa por um novo estado de alerta diante da epidemia provocada por uma doença já conhecida em território nacional, a dengue.

Em Ribeirão Pires, de janeiro até o início desta semana (17), foram registrados cinco casos positivos de dengue, todos contraídos em outros municípios. Um aumento de 400% em relação à 2019.

Dengue no Brasil

Continua Após a Publicidade

Cerca de 57.485 novos casos já foram notificados ao Ministério da Saúde em 2020 e dezenas de municípios em diversas regiões já declararam epidemia. Ainda de acordo com o Ministério, o estado de São Paulo concentra 33,4% dos casos prováveis do país, contando mais de 10 mil registros. O Paraná é o segundo da lista, com 8.463 novos casos.

Até o momento, a região com maior incidência é o Centro-Oeste, com mais de 100 mil habitantes atingidos pela doença. A situação é ainda mais alarmante considerando que, historicamente, o pico da doença costuma ocorrer no mês de abril, por ser um período mais chuvoso.