blank

Entraram em funcionamento, no início da semana, as lixeiras subterrâneas instaladas pela Prefeitura de Ribeirão Pires na principal área de comércio da cidade. Os novos equipamentos contam com moderno sistema que torna o descarte de resíduos mais organizado, mantendo a limpeza de espaços públicos. São três conjuntos de lixeiras que estão operando na Rua Felício Laurito e no Boulevard Gastronômico, nas ruas Felipe Sabbag e Stella Bruna Nardelli.

A Secretaria de Meio Ambiente destinou cerca de R$ 380 mil para a aquisição e colocação dos equipamentos. Com a instalação das novas lixeiras, a Prefeitura de Ribeirão Pires atende reivindicação dos comerciantes e de moradores da área, já que os três pontos são utilizados, principalmente, por bares, restaurantes, feiras-livres e de artesanato – áreas, inclusive, com grande fluxo de pessoas.

Continua Após a Publicidade

As lixeiras têm cerca de um metro de altura. Elas contam com fundo falso que dá acesso aos contêineres instalados no subsolo das calçadas. Cada lixeira tem capacidade para armazenamento de quatro mil litros e, diariamente, os resíduos descartados nos pontos serão recolhidos por caminhão de coleta da empresa que presta serviço ao município. O trabalho será acompanhado pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Os moradores e comerciantes de Ribeirão Pires receberam bem essa ideia, como o chaveiro Diego Camioli, 34, que diz que a paisagem e principalmente o odor melhoraram bastante, mas critica alguns indivíduos que ainda deixam o lixo no chão. “Os funcionários às vezes precisam colocar o saco que está no lado da lixeira dentro do lixo, o pessoal ainda tem preguiça de colocar no lugar certo”, diz.

A funcionário pública Tânia de Oliveira vê com bons olhos a novidade. Segundo ela, a melhora já é visível e a cidade já começa a ficar mais limpa. “As lixeiras são fáceis de usar, foi uma grande melhoria para a cidade. Temos que ter mais atitudes como essa em relação ao descarte de lixo”, comenta.