Incentivar a divulgação de artistas do ABC e ainda proporcionar a oportunidade dos estudantes do Centro de Audiovisual (CAV) a colocar a mão na massa. Esse é o objetivo do projeto “ClipCult”, que realiza a gravação e edição de videoclipes de músicos do Grande ABC de forma gratuita. As inscrições estão abertas para artistas de todas as vertentes musicais até sexta-feira (31/01).
Os músicos selecionados terão direito a produção de um videoclipe, de uma música escolhida por eles e já gravada (mixada e masterizada). A captação de imagem e som é feita por alunos do CAV, sem custos para os artistas. No mercado, um custo de um clipe pode girar entre R$ 30 a 40 mil. Eles também fazem a edição, efeitos e videografismo. Em contrapartida, os artistas se apresentam em um equipamento cultural, também sem custos para os cofres públicos. Lembrando que neste projeto não há repasse financeiro, transporte ou alimentação para os selecionados.
Este é o terceiro ano da iniciativa, que começou em 2018, como projeto-piloto. Em dois anos, foram produzidos 26 clipes. “Neste formato, todo mundo ganha. O artista que poderá divulgar seu trabalho com um videoclipe de qualidade e os estudantes do CAV, que são colocados na prática de produção”, afirma o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazelli.
Para o prefeito Orlando Morando, trata-se de um projeto exemplar, que segue os critérios de austeridade fiscal. “Além de contribuir com a produção musical e a indústria criativa da região, incentiva o aprendizado e fortalece a cultura da cidade, pois os músicos podem apresentar seu trabalho à população. Tudo isso sem custos para a Prefeitura”.
As inscrições devem ser encaminhadas via Sedex ou entregues pessoalmente, e protocoladas, até o dia 31 de janeiro (sexta-feira) para Divisão de Difusão e Fomento – Edital GSC nº 004/2019 – Concurso de Videoclipes. Rua Bauru, 21, Baeta Neves, São Bernardo/SP – CEP 09751-440. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 16h. Mais informações sobre o formato das inscrições podem ser acessadas no site.
A seleção será feita de 3 a 14 de fevereiro por uma comissão formada por três integrantes com competência técnica e experiência profissional nas áreas de audiovisual e música. O resultado será divulgado no jornal Notícias do Município (NM) em 6 de março. As gravações ocorrerão todas as últimas quartas-feiras do mês, até setembro, no Teatro Lauro Gomes. A última gravação ocorrerá excepcionalmente em 29/10, uma quinta-feira, em virtude do ponto facultativo em celebração ao dia do Funcionário Público.