Em torno de 400 alunos matriculados nos 8º e 9° anos do Ensino Fundamental II nas escolas: E.M. Sebastião Vayego de Carvalho, de Ouro Fino Paulista e E.M. Engenheiro Carlos Rohm – Unidade I, na região central, participaram entre os meses de agosto e novembro do programa  “Alunos no Legislativo”, na Câmara de Ribeirão Pires.

A iniciativa, de autoria da Mesa Diretora, foi implantada em agosto desse ano. A ação, de cunho educacional, foi instituída por meio da Lei Municipal nº 6.377, e tem como objetivo fortalecer a transparência das ações realizadas na Casa, além de estimular a participação popular dos jovens na política.

Acompanhados pelos funcionários da Câmara, os estudantes também simulam, no Plenário da Câmara, uma sessão ordinária e aprenderam sobre as atribuições do vereador. Às quintas-feiras, os jovens acompanharam de perto a sessão com os 17 vereadores da Casa de Leis.

Continua Após a Publicidade

A estudante Giovanna Adrielli Trevizan, de 13 anos, considerou a ida à Câmara uma oportunidade de conhecimento. “Eu sempre tive curiosidade de saber mais sobre o trabalho dos vereadores e foi uma oportunidade enriquecedora”, disse a aluna.

“Esse contato direto com os representantes de nossa cidade, contribuiu para o fortalecimento da cidadania e ainda ajuda a preparar os adolescentes para um futuro de decisões junto à comunidade”, comentou a secretária de Educação, Flávia Banwart.