Cerca de 690 estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires participaram no período de 21 de outubro a 1º de novembro das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os testes foram direcionados às turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.  A avaliação acontece a cada biênio e é promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

A prova tem como objetivo avaliar o rendimento das escolas públicas do País. Com os resultados desta avaliação, é possível definir ações e direcionar recursos para melhorar o aprendizado dos estudantes.

Durante esse semestre, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, promoveu diversas atividades pedagógicas com os alunos, como simulados e capacitações com professores. “Nossa intenção é, a cada dia, melhorar a qualidade da Educação e, diante dos resultados, aprimorar o ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

Continua Após a Publicidade

Neste ano, a avaliação da Educação Infantil foi feita em caráter experimental. Os diretores responderam questionários sobre as condições de funcionamento da escola. Estudantes e docentes também respondem aos questionários socioeconômicos, no mesmo período das provas. As médias de desempenho do SAEB, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Neste mês, cerca 1500 estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires participarão das provas SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação é promovida todo ano pelo Governo do Estado e é aberta à participação da rede municipal e escolas particulares.

As provas acontecerão em nove escolas municipais nos dias 27 e 28 de novembro. O Saresp tem como objetivo aferir o domínio das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e de Matemática. As provas são destinadas aos alunos que estão matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Aulas preparatórias – A Prefeitura de Ribeirão Pires ampliou as ações para reforçar o aprendizado dos alunos do 9º ano matriculados nas escolas municipais Engº. Carlos Rohm e Profº. Sebastião Vayego de Carvalho. A partir desse segundo semestre, os estudantes contam com novo curso preparatório gratuito para aumentar as chances de ingresso em instituições de ensino técnico.

As aulas, oferecidas pela Secretaria de Educação, têm por objetivo preparar os alunos para as provas dos vestibulinhos de instituições renomadas, como a ETEC. O cursinho está sendo ministrado aos sábados, das 9h às 12h, nas duas unidades escolares municipais.   A seleção dos alunos – 90 estudantes – foi feita por meio da análise no histórico escolar do ensino fundamental e/ou no boletim de notas