As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Grande ABC se destacaram entre as 60 escolas públicas do Estado com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Cinco Etecs da região entraram no ranking. A classificação se baseou na média das quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), sem contar redação.

As unidades da região que entraram na lista foram as Etecs Júlio de Mesquita (de Santo André, em 17º lugar), Maria Cristina Medeiros (de Ribeirão Pires, 30º lugar e a 2ª no ABC), Lauro Gomes (de São Bernardo do Campo, em 33º lugar), Juscelino Kubitschek de Oliveira (de Diadema, em 54º lugar) e Jorge Street (São Caetano do Sul, 58º lugar). A lista completa está disponível aqui.

A Etec Júlio de Mesquita, melhor colocada da região entre as 60 escolas públicas do Estado, oferece 18 cursos, incluindo os de Automação Industrial, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Mecânica e Química. Entre as públicas da cidade, a unidade está em primeiro lugar. Na lista que inclui escolas públicas e privadas do município, ficou em quinto.

Já a Etec Professora Maria Cristina Medeiros Administração oferece os cursos técnicos de Contabilidade, Eventos, Logística e Química, além dos cursos técnicos de Administração e Informática para Internet integrados ao Ensino Médio e o Ensino Médio com Qualificação Profissional de Administrador de Banco de Dados.